cabelo saudável

6 tipos de alimentos essenciais para um cabelo saudável

Postado em 10/02/2014 as 21:50

Cabelo saudável geralmente reflete uma alimentação idem. Alguns alimentos contribuem de forma bastante significativa para se combater alguns probleminhas como, cabelos quebradiços ou sem brilho.

Conheça os tipos de alimentos que ajudam a evitar determinados tipos de problemas:

 

Cabelo forte

98% da composição do cabelo consiste em proteínas, portanto, nem é preciso dizer o quanto uma alimentação rica em proteínas de alto valor biológico é necessária para um cabelo saudável. Uma dieta proteica, além de contribuir para o crescimento do cabelo, também combate à queda capilar, dando força e brilho aos fios.

 

Cabelo quebradiço

Cabelo quebradiço ou queda excessiva de cabelo pode significar carência de biotina (também conhecida como vitamina H ou B8), substância que não é produzida pelo organismo humano e deve, portanto, ser suplementada na alimentação. A biotina é encontrada em alimentos como arroz integral, frutas e legumes, nozes, pólen de flores, iogurte, ovos, entre outros.

 

Cabelo forte e hidratado

Para um cabelo forte e hidratado é indispensável a ingestão de ácidos graxos, como ômega 3, e vitaminas D e E. Essas substâncias ajudam a manter a saúde do couro cabeludo, proporcionando um crescimento saudável dos fios. Peixes e sementes oleaginosas são boas fontes de ômega 3 e vitaminas D e E.

 

Cabelos secos

Cabelos secos e sem brilho podem fazer bom uso dos benefícios do abacate, tanto em uma máscara hidratante quanto na ingestão do alimento propriamente. As máscaras hidratantes feitas de abacate são simples de fazer, basta amassar bastante a poupa da fruta em um recipiente e aplicar sobre os cabelos úmidos, deixando agir por meia hora.

 

Queda de cabelo

Alguns minerais, como selênio e zinco, ajudam a prevenir alguns sinais desagradáveis, como a quebra e até a queda de cabelo, pois atuam na síntese de colágeno pelo organismo. Sementes oleaginosas, além de proporcionarem muitos outros benefícios à saúde, são fontes desses minerais.

 

Cabelo oleoso

O consumo de alimentos ricos em betacarotenos (precursores da vitamina A) é essencial para a saúde capilar. Além de antioxidantes, os betacarotenos controlam a produção sebácea, reduzindo a oleosidade excessiva do couro cabeludo. Também contribuem para a elasticidade do fio e regulam a multiplicação celular. Frutas e vegetais amarelos, laranjas e verde-escuros são boas fontes de betacaroteno, assim como fígado, ovos, leite integral e derivados.

 

Fonte: Discovery Health