anis estrelado e a gripe

Anis Estrelado – Benefícios de seu uso

Postado em 20/08/2014 as 06:33

Conhecido por ter um efeito anticéptico, anti-inflamatório, calmante, digestivo e diurético, o “Anis-estrelado” foi utilizado durante milhares de anos na Ásia Oriental como tempero para alguns pratos de aves e, mais tarde, como tratamento caseiro para atenuar as cólicas nas crianças.

A partir de 1997 esta planta começou a ganhar uma nova relevância, quando começaram a ser detectados os primeiros casos de gripe das aves no sudeste asiático, o mercado farmacêutico, em particular os laboratórios Roche, passaram a consumir cerca de 90 por cento da totalidade do “Anis-estrelado” produzido em todo o mundo.

”Essa bela estrelinha” é a também a planta a partir da qual é produzido o fármaco capaz de travar a progressão da  gripe H1N1 e no passado a aviária, o H5N1, o Tamiflu (cujo  princípio ativo é o oseltamivir) é o medicamento que oferece maior resistência a gripe H1N1. Mas, enquanto os receios de uma mutação generalizada do vírus H1N1 se avolumam (devido à sua mutação e propensão para adquirir genes de outros vírus), pouco se sabe sobre a origem deste fármaco.

O principal componente do Tamiflu é o Illicium verum ou como vulgarmente se designa “Anis-estrelado” (em chinês, Jiao Hui Xian ). É precisamente a partir desta planta originária da China e do Japão que se produz o fármaco.

Chá do anis-estrelado

Realize infusão de uma colher de chá de anis-estrelado adicionada à um litro de água. Espere levantar fervura e desligue o fogo logo após. Abafe a mistura por dez minutos e ingira. Lembre-se de que para melhor efeito é interessante que se tome de duas a três xícaras ao dia.

Em casos de mau hálito, também é eficaz que se chupe o anis-estrelado. Além de melhorar a saúde do sistema digestivo, auxilia no combate deste desagradável mal.