sustentavel

Compostagem em casa – É fácil! Saiba como fazer

Postado em 13/06/2014 as 08:23

O processo de transformação do lixo em alimento para o solo é simples e se chama compostagem. Fazendo uma compostor em casa você vai poder ajudar a natureza. Onde tudo se transforma.

Passo a Passo e alguns segredos para se fazer a compostagem em casa:

1. Escolha o recipiente: Eles poderão ser de madeira, plástico ou metal, mas precisarão ter uma boa abertura em cima para colocação de material e outra embaixo de preferência na lateral para retirada do material já pronto.

2. Escolha o lugar: Vento ou sol demais pode secar o material escolha um local que seja protegido. Melhor escolher um lugar seco sob uma árvore que ofereça sol peneirado.

3. Coloque o lixo orgânico em camadas alternando materiais úmidos e secos na composteira.

O que colocar? Cascas folhas e bagaços de frutas e vegetais crus, casca de ovo, grão e pó de café, filtro de café usado, saquinhos de chá, guardanapos, espigas de milho, aparas de grama, jornais, serragem, palha, ramos e galhos bem picados.

O que não colocar? Dejetos humanos ou de animas domésticos, plantas doentes, ervas daninhas, cinzas de carvão, papel lustroso, plantas tratadas com pesticidas e pedaços de serragem ou madeiras que tenham recebido tratamentos químicos.

4. Regue com água e nitrogênio (para 1 regador grande 1 copo de nitrogênio) para ajudar na decomposição e a cada dois dias revolva o composto com auxilio de uma pá.

5. Adicione novas camadas sempre que reunir uma boa quantidade de matéria orgânica.

6. O composto vai estar pronto para uso em três ou quatro meses dependendo do material e das condições do ambiente.
Com saber se está pronto? Tem aparência de terra sem o menor sinal dos pedaços colocados. Apresenta cor marrom escura ou preta. Cheira como terra e tem textura macia ou esfarelenta. O volume reduziu entre 50% e 75%.

Pequenos e preciosos segredos:
1. Para acelerar o processo: picar o material em pedaços bem pequenos e remexer diariamente.

2. Muitas pessoas não fazem a compostagem por medo do mau cheiro que é ocasionado principalmente pela escolha errada do material.

Não coloque de jeito nenhum alimentos de cozinha processados.
Com o composto pronto devolva-o para a natureza na proporção de uma parte de terra para uma de composto, e boas colheitas!