alcachofras fígado

Exagerou na bebida e na comida? Conheça os alimentos que dão uma ajuda para seu fígado

Postado em 26/12/2014 as 16:10

O consumo de alimentos benéficos para o fígado é a melhor maneira de manter o seu fígado saudável. Final de ano muitos cometem exageros e depois o figado reclama – dor de cabeça, náusea, mal humor…
Dê uma ajudinha para seu fígado depois das festas consumindo alimentos que ajudam a recuperar esse órgão tão precioso para eliminar toxinas e manter nosso organismo saudável.

Beterraba e Cenoura

Ambos são ótimos alimentos benéficos para o fígado e extremamente ricas em flavonoides e planta-betacaroteno, comer beterraba e cenoura podem ajudar a estimular e melhorar a função hepática em geral.

Chá Verde

Esta bebida é cheio de antioxidantes vegetais conhecidos como catequina. Catequina é um composto conhecido para auxiliar a função hepática. O chá verde não é apenas delicioso, é também uma ótima maneira de melhorar sua dieta em geral. Saiba mais sobre os benefícios para o fígado com chá verde.

Abacate

O abacate é denso em nutrientes que ajudam o corpo a produzir a glutationa, um composto que é necessário para o fígado purificar toxinas prejudiciais.

Maçã

Rica em pectina, maçãs segurar os componentes químicos necessários para o corpo para limpar e libertar toxinas a partir do trato digestivo. Isto, por sua vez, faz com que seja mais fácil para o fígado para tratar a carga tóxica durante o processo de limpeza da gordura no fígado.

Azeite de oliva

Prensado a frio, os óleos orgânicos, como o azeite de oliva, sementes de cânhamo e linho, são benéficos para o fígado, quando usado com moderação. Azeita de oliva  ajuda o organismo, fornecendo uma base de lipídios que podem sugar toxinas nocivas no organismo. Deste modo, leva poucas toxinas no fígado, em termos de sobrecarga tóxica que muitos de nós sofremos.

Grãos e Cereais integrais

Grãos, como arroz integral, são ricos em vitaminas do complexo B, que são nutrientes conhecidos para melhorar a metabolização de gordura total, função hepática e descongestionando da gordura no fígado. Se possível, não coma alimentos com farinha branca, opte sempre pela farinha de trigo integral.

Vegetais crucíferos

Brócolis e couve-flor são dois alimentos benéficos para o fígado que vão aumentar a quantidade de glucosinolatos em seu sistema, incluindo a produção de enzimas no fígado.

Estas enzimas naturais ajudam a eliminar as substâncias cancerígenas, e outras toxinas, fora de nosso corpo que pode reduzir significativamente os riscos associados com o câncer.

Limão

Esta fruta cítrica contêm quantidades muito elevadas de vitamina C, o que ajuda o organismo na síntese de materiais tóxicos em substâncias que podem ser absorvidas pela água. Beber um suco de limão pela manhã ajuda a estimular o fígado.

Nozes

Garantindo quantidades elevadas do aminoácido arginina, nozes auxilia o fígado na desintoxicação de amoníaco. Nozes também são ricas em glutationa e ômega-3 os ácidos gordos, que apoiam ações de limpeza hepática normais. Certifique-se de mastigar as nozes bem até que estejam em liquefeito antes de engolir, assim facilita a absorção dos nutrientes nofígado.

 Repolho

Bem como brócolis e couve-flor, comer repolho ajuda a estimular a ativação de duas enzimas do fígado cruciais desintoxicantes que ajudam a eliminar as toxinas. Tente comer mais salada de repolho, sopa de repolho e couve para manter seu fígado saudável.

Vegetais de folhas verdes

Um dos nossos aliados mais poderosos de limpar o fígado, folhas verdes podem ser comidos crus, cozidos ou sumo. Extremamente alta em clorofilas vegetais, verduras sugar toxinas ambientais do fluxo de sangue. Com sua capacidade distinta de neutralizar os metais pesados, produtos químicos e pesticidas, esses alimentos oferecem limpeza é proteção se tornando um dos muitos alimentos benéficos para o fígado. Tente incorporar folhas verdes tais como abóbora amarga, rúcula, folhas de dente de leão, espinafre, mostarda, chicória e em sua dieta. Isso ajudará a aumentar a criação e o fluxo de bile, substância que remove resíduos de órgãos e de sangue.

 Alcachofra

Estudos mostram que alcachofras ajudam a ter um fígado saudável e boa função da vesícula biliar. São repletas de cinarina, que ajuda a aumentar a produção de bílis, evita a indigestão e estimula a digestão saudável.