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Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. Veja as diferenças

Postado em 20/11/2014 as 15:07

Existem dois tipos de fibras: as solúveis e as insolúveis. As primeiras, encontradas na laranja, maçã, cenoura, farelo de aveia, feijão e vagem, conferem sensação de saciedade e reduzem a absorção de açúcares e gordura pelo organismo.

Já as insolúveis, encontradas no grão-de-bico, milho e soja, por exemplo, não são digeridas pela mastigação ou pelo sistema gastrointestinal e, por isso, não são absorvidas pelo organismo.

A função delas é agir no intestino, aumentando o bolo fecal, e melhorar o funcionamento do intestino, além de servirem de fonte energética para as bactérias da flora intestinal. É importante consumir os dois tipos de fibras, mas dê preferência àquela que trará os benefícios conforme sua necessidade pessoal.

Confira abaixo alguns alimentos que contém fibras solúveis ou insolúveis:

– Farelo de aveia – 33 kcal e 1,5 g de fibras solúveis

– Feijão- 32,9 kcal e 1,9 g de fibras solúveis

– Cenoura- 3,4 kcal e 0,3 g de fibras solúveis

– Laranja- 3,7 kcal e 0,1 g de fibras solúveis

– Soja- 46 kcal e 1,7 g de fibras insolúveis

– Arroz integral- 36 kcal e 0,5 g de fibras insolúveis

– Grão-de-bico- 35,5 kcal e 1,3 g de fibras insolúveis

– Granola- 48,8 kcal e 0,9 g de fibras insolúveis

Via: Dieta Já