salada de flores

Flores comestíveis que enfeitam e dão sabor a tortas, sobremesas e saladas

Postado em 26/09/2014 as 13:18

As Flores sempre fizeram parte da nossa dieta, muitos de nem sabem que consomem flores no dia a dia e as encontram facilmente nas feiras e supermercados. Brócolos, alcachofra, couve flor, açafrão e mais algumas são encontradas facilmente nos hortifrutis e hortas.

As flores contêm, grandes quantidades de nutrientes, algumas são ricas em proteínas, amido, gordura, aminoácidos, vitaminas,A,B,C,E e minerais.

Uma florzinha para deixar as saladas com cara de primavera é a capuchinha, ou flor de nastúrcio – esta que ilustra nosso artigo-, são ótimas não só pelo seu sabor mas também pela cor magnifica que irá dar ao prato. São fáceis de cultivar pois não precisam de muitos cuidados. 

Além desta, há outras mais populares:

+ Abobrinha e Abóbora – São as flores comestíveis mais conhecidas. Também chamadas de flor de cambuquira. Podem ser até recheadas, acompanhando pratos salgados ou usadas em risotos e saladas.

+ O Jasmim, que é altamente perfumado, além de utilizados em chás, podem ser usados para dar um perfume em sobremesas e tortas.

+ Amor Perfeito. Essa florzinha tão popular pode ser aproveitada, flores e folhas, em saladas, molhos e chás.

+ As flores de rabanete têm várias cores, desde branco,rosa ou amarelo dependendo da variedade. Estas flores têm um sabor picante e apimentado, ótimas para adicionar á salada.

+ Camomila amarela – Vinda do sul e centro da Europa, a sua floração ocorre entre julho e outubro, na Europa. Dela se fazem chás e geleias.

DICA CULINÁRIA:

Vinagres e azeites podem ser aromatizados com flores.
Salpique flores em suas saladas para ficarem mais coloridas e apetitosas.
Faça cubos de gelo com flores.
Coloque a flor dentro de utensílios para fazer cubos de gelo e cubra com água. Leve ao congelador e retire na hora de servir.