pai e filho

Maneiras de estimular o vínculo com as crianças

Postado em 12/10/2014 as 12:30

Pais que não passam muito tempo em casa – seja por motivos profissionais ou viagens de negócios – costumam ter problemas para encontrar tempo para se dedicar aos filhos. Apesar do desejo de passar mais tempo com eles, a rotina diária é cansativa e pode ser difícil encontrar uma atividade especial que possam realizar juntos.

Diversos estudos que investigam como a rotina dos pais afeta a relação com os filhos sugerem que, apesar da agenda lotada, é preciso criar espaços para conviver com as crianças e fortalecer os vínculos familiares.

Uma pesquisa com 200 famílias, realizada pela Universidade Estadual da Pensilvânia e publicada na revista Child Development, mostrou que a autoestima e a habilidade social das crianças que mantinham uma relação mais próxima com o pai e passavam algum tempo a sós com ele (sem a presença da mãe) eram maiores do que as que não dispunham desse tempo.

Outro estudo realizado recentemente pelo Centro de Saúde da Universidade McGill mostrou uma forte correlação entre a ausência do pai em certos períodos do crescimento infantil e a deterioração das habilidades sociais e comportamentais dos filhos

Segundo a dra. Gabriella Gobbi, os pesquisadores usaram ratos da Califórnia para realizar a pesquisa porque o animal é monogâmico (como a maioria das pessoas) e cuida da prole com a ajuda do parceiro. Ela afirma que os dados obtidos pelo estudo podem ser muito relevantes para entender o comportamento humano.

Os resultados mostraram que os ratos criados sem a presença do pai não tinham interações normais e eram mais agressivos. O estudo também indicou que os animais que não se relacionaram com o pai apresentavam falhas no córtex pré-frontal, a região do cérebro que ajuda a controlar a atividade social e cognitiva, e está relacionada aos déficits comportamentais.

Por isso, se você perceber que seus filhos não estão passando tempo suficiente com o pai, é hora de procurar maneiras de estimular o vínculo entre eles. Você vai descobrir que eles vão gostar e agradecer. Se você não sabe por onde começar, veja algumas ideias.

1. Saia para comer fora e deixe o pai preparar o jantar

Enquanto se encarrega da refeição, seu companheiro terá algum tempo para conversar com as crianças. Uma boa alternativa é escolher um dia da semana para que eles façam juntos seus pratos favoritos e se divirtam com um bom filme, enquanto você relaxa com suas amigas.

2. Ajude-os a organizar uma viagem de fim de semana

Sugira que uma viagem para acampar ou um passeio no campo durante o fim de semana. Estimule-os a experimentar atividades que não possam ser realizadas na cidade, como pescar ou andar a cavalo. Isso pode entusiasmá-los e fazer com que queiram estar juntos outras vezes.

3. Permita que tenham um dia só deles

Pode ser um dia da semana ou do mês, o importante é que passem algum tempo juntos fazendo alguma atividade de que gostem, como desenhar, jogar bola, ir ao teatro, ao cinema ou comer uma pizza. O ideal é experimentar várias atividades para descobrir novos interesses e formas de se divertir que se tornem cada vez mais especiais.

4. Peça que os filhos ajudem o pai nas tarefas domésticas

Se seu filho já é grandinho, peça que ele ajude o pai nas tarefas domésticas: lavar o carro, fazer o jantar, fazer compras ou buscar de carro o filho mais novo são algumas ideias. Esses pequenos momentos juntos permitem que eles aprendam a trabalhar em equipe e reforça a confiança de ambos.

Via: discoverymulher.com