seletti no valor economico

Número de redes de franquias cresce e Brasil é o sexto no mundo

Postado em 01/07/2014 as 18:48

Número de redes cresce e Brasil é o sexto no mundo
Valor Econômico – Empresas – 27/06/2014

São nada menos do que 2.703 redes em operação no Brasil, 11,4% a mais do que em 2012. Só no ano passado, 277 novas franquias surgiram no mercado, ajudando o segmento a somar 114.409 pontos de venda e a colocar o Brasil na sexta posição do ranking do World Franchise Council, em unidades franqueadas.

O principal endereço, indiscutivelmente, é o shopping center tradicional. O que não significa, contudo, que franqueadores não olhem com atenção os novos centros comerciais e não desenvolvam vários modelos de negócios capazes de ocupar endereços variados no comércio de rua, universidades, academias e supermercados, por exemplo.

É o caso da Seletti, rede de comida saudável, com sete anos de mercado, 32 lojas abertas, todas em shopping centers. “Recentemente, inauguramos a Seletti Fit, um modelo compacto possível de ser instalado em universidades, academias, cidades de menor porte e centros comerciais”, ressalta o franqueador Luis Felipe Campos. “Para 2015, teremos um terceiro modelo, próprio para rua, com espaço para delivery, serviço de café da manhã e mesas para as pessoas sentarem”.

Na visão do empresário, os custos nos shoppings tradicionais estão acima da capacidade de pagamento dos lojistas, em decorrência do próprio cenário econômico. Daí a importância de contar com outros canais como modelos de lojas para rua, mais compactos para espaços fechados e até food truck, uma experiência que a rede começará a testar no próximo ano.