meditação

Os benefícios da meditação e como praticá-la em casa

Postado em 07/11/2014 as 06:20

A meditação significa desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si. Ela promove paz interior e proporciona o encontro com o que há de mais profundo dentro de cada pessoa. Praticar a meditação, além de envolver com a concentração, ajuda a promover melhorias efetivas das funções cerebrais, entre outras vantagens para a sua mente.

 

Meditar não é apenas uma atividade relaxante e tranquila, ela também apresenta diversos fatores positivos para seus adeptos.

 

Pesquisas médicas confirmam que a meditação é uma prática terapêutica que pode ser associada à medicina convencional, garantindo ótimos resultados para os pacientes ao promover mudanças psicológicas positivas e que resultam em melhoria geral da saúde.

As vantagens da meditação estão ligadas ainda ao combate da ansiedade, depressão, estresse, hipertensão arterial, dores crônicas, insônia, TPM. Entram na lista também a ação de ajudar a reduzir a dependência de drogas, entre outros males.

 

O simples exercício de “se desligar do mundo” por alguns instantes colabora para que a mente tenha um descanso físico, mental e emocional. A atividade de relaxar o corpo, se concentrar, inspirar e expirar o ar lentamente, diminui os batimentos cardíacos e a respiração entra em sintonia com o corpo, deixando você mais calma e tranquila.

 

Com a meditação, o seu poder de concentração e capacidade de atenção ficam mais estimulados, fazendo com que você se transforme em uma pessoa mais produtiva e atenta. A ansiedade também diminui deixando você muito mais relaxada até mesmo quando precisar superar desafios mais difíceis.

 

O resultado para quem começa meditar pode aparecer em poucas semanas do início da prática, com mudanças que ajudam no bem-estar diário. Desde que seja um lugar que transmita tranquilidade, é possível meditar a qualquer momento e lugar, até mesmo em casa. Saiba como:

 

Como meditar em casa:

 

Escolha um espaço em casa mesmo onde seja bem arejado, com boa iluminação e temperatura que seja tranquilo e reservado, pois para meditar é necessário silêncio para uma boa concentração.

 

Para que o ambiente fique mais agradável, decore o espaço com objetos e elementos que remetam algo positivo para você e que sejam de preferência de cores mais claras e suaves. Pode ser uma mesa com vaso de flores, tapetes e almofadas, incensos, velas e aromáticos com essências que relaxam ou até mesmo estátuas, imagens e mandalas, isso fica de acordo com a crença de cada um.

 

Meditar ao ar livre e em contato com a natureza, também é uma ótima alternativa para que você se sinta bem. Se tiver um espaço mais tranquilo no seu jardim, adapte-o de forma que fique aconchegante para que você consiga praticar livremente e sem interrupções a sua meditação em casa.

 

O importante é que você tenha um espaço agradável e energizante para praticar a meditação. Com o espaço preparado de forma que ninguém interrompa e com roupas mais confortáveis, basta se preparar e se entregar à experiência.

 

Via: dicasdemulher.com.br