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Os poderosos flavonoides! Composto presente não só no vinho ajuda a regular o nível de glicose.

Postado em 29/11/2014 as 09:53

Os flavonoides, compostos presentes em alimentos como frutas vermelhas, chás, chocolate amargo e vinho tinto, reduzem a resistência à insulina, regulam o nível de glicose no sangue e tem ação anti-inflamatória, segundo um novo estudo publicado no Journal of Nutrition.

Segundo os pesquisadores, a ingestão de alimentos ricos em flavonoites pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2.

O estudo foi realizado com duas mil mulheres saudáveis, entre 18 e 76 anos, que preencheram questionários sobre sua alimentação diária e forneceram amostras de sangue durante um período de quatro anos. Foi o primeiro estudo em grande escala a observar os efeitos dos flavonoides e sua relação com o diabetes.

“O estudo se concentrou nas flavonas, encontrado em ervas e hortaliças, e nas antocianinas, presentes nas frutas vermelhas, uvas rosadas, vinho tinto e outras frutas vermelhas ou azuis”, explica Aedin Cassidy, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de East Anglia, na Inglaterra.

O diabetes tipo 2 se origina de uma resistência do organismo à insulina. As mulheres que ingeriram uma quantidade maior de flavonoides apresentaram menor resistência ao hormônio. O consumo elevado de antocianinas também foi associado a um menor risco de inflamação crônica e diabetes.

As mulheres que incluíram chá, mirtilos, amoras e outros alimentos ricos em flavonoides na dieta também adotaram um estilo de vida mais saudável, o que pode ter contribuído para os resultados.

Os flavonoides proporcionam uma longa lista de benefícios à saúde, além dos citados pelo estudo. Possuem propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas; inibem o crescimento das células cancerosas; ajudam a tonificar o músculo cardíaco; aumentam a resistência dos vasos sanguíneos, prevenindo hemorragias e evitando a formação de trombos.

Os flavonoides também protegem o fígado e o estômago, auxiliando na regeneração desses órgãos, e contribuem para a redução do colesterol.

No entanto, tanto o vinho tinto como o chocolate devem ser consumidos com moderação. Uma dieta rica em calorias e o consumo excessivo de álcool também aumentam o risco de desenvolver o diabetes.

Confira algumas ideias para incluir os flavonoides em sua dieta de forma saudável:

Acrescente frutas vermelhas na salada

Corte o alface em pedaços e espalhe rodelas de maçã, amêndoas torradas e frutas vermelhas. Tempere com mel, vinagre ou azeite de oliva.

Para terminar um dia estressante

Derreta uma barra de chocolate amargo em banho-maria, misture com amoras e acompanhe com uma taça de vinho tinto, ao som de Billie Holiday.

Chá a qualquer hora
Um chá é uma boa opção em qualquer estação, seja para começar a manhã ou relaxar à noite, no frio e no calor. No verão, experimente chá verde com laranja ou chá preto com limão e menta.

Coquetel de frutas vermelhas sem álcool

Recomenda-se um copo de suco de frutas vermelhas (como morango, amora,framboesa ou mirtilo) por dia para prevenir infecções urinárias e úlceras estomacais. Encha um copo grande com gelo, acrescente o suco até a metade e complete com água com gás. Fica uma delícia.

Chá de cacau, um poderoso antioxidante

Ferva 350 ml de água, adicione duas colheres de chá de cacau moído e ferva durante mais cinco minutos. Apague o fogo e acrescente um pauzinho de canela, meia colher de chá de essência de baunilha e gengibre. Deixe repousar por oito minutos, coe e sirva bem quente.

Fonte: Discovery Mulher