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Pequenas atitudes para uma vida mais saudável

Postado em 24/08/2014 as 17:52

Pequenos conselhos para que se possa desfrutar de uma vida e de um coração saudável:

 

Faça regularmente um acompanhamento médico completo, incluindo exames específicos;

Abstenha-se de gorduras saturadas (de origem animal) e modere o consumo de alimentos ricos em colesterol;

Use lacticínios magros em vez dos que contêm gordura, ou simplesmente substitua-os por queijo de soja;

Consuma moderadamente alimentos doces, preferindo açúcares não refinados;

Consuma em abundância frutas e verduras que exercem uma ação protetora;

Consuma cereais e seus derivados integrais;

Consuma leguminosas e frutas secas regularmente;

Escolha alimentos pobres em gordura. Evite os frituras, sobremesas gordas, batatas chips, etc.;

Consuma de preferência azeite de boa qualidade, para fritar ou temperar;

Se você está habituado a comer carne ou peixe, dê preferência as brancas, e diminua a freqüencia. Tente substituí-las progressivamente por leguminosas, frutas secas, derivados de soja  e vegetais;

Pelo menos uma vez por semana, tente fazer uma alimentação vegetariana;

Siga um programa de atividade física regular, evitando esforços exagerados;

Evite, se possível, o stress prolongado, a ansiedade e as tensões, procurando ter um equilíbrio psíquico bom;

Vigie o seu peso;

Coma em horários regulares;

Evite refeições pesadas e ricas em gorduras.

E lembre-se: A qualidade da sua vida depende, essencialmente, das suas escolhas.