seletti sustentável, seletti atitude sustentável

Pneus velhos podem virar floreiras coloridas

Postado em 16/01/2014 as 22:09

Que tal usar aqueles pneus velhos para fazer uma divertida floreira, e ainda, contribuir para a limpeza do mundo e decorar nossos jardins?

Fazer uso do pneu velho para um fim decorativo, além de embelezar os ambientes dando cor e vida através de floreiras, pode ajudar a diminuir o número de pneus jogados no meio ambiente.

Só no Brasil, em 2008, foram produzidos cerca de 61,5 milhões de unidades. Há uma estimativa de que aproximadamente 100 milhões de pneus velhos estejam espalhados em aterros, terrenos baldios e rios, levando em consideração que sua decomposição demora cerca de 600 anos.

Uma boa forma de reutilizar os pneus e contribuir com a sustentabilidade é transformá-los em vasos de flores para o jardim. Bonitos e resistentes, esses vasos são muito fáceis de fazer. Basta pegar um pneu velho, tampar o fundo para formar uma bacia e dar um colorido com tinta esmalte. O pneu pode estar bem desgastado, mas não a ponto de aparecer os fios de aço, pois eles podem provocar cortes nas mãos.

Para fazer a tampa para fechar a parte de baixo e a terra não cair, use um pedaço de tábua, plástico ou lata. Com uma furadeira, faça furos no material para que a água possa sair e não apodrecer a raíz do que for plantado e o amarre no fundo do pneu com arame ou barbante bem resistente.

Com o vaso pronto, preencha toda a parte interna com terra e plante as flores de seu gosto.