seletti onde encontrar vitamina C

Potencialize a absorção do ferro com a vitamina C

Postado em 10/02/2014 as 22:16

A combinação certa dos alimentos pode promover maior absorção de ferro. A receita é unir os vegetais às folhas verde-escuras, aos alimentos – como a carne – e às frutas ricas em vitamina C, entre outras combinações.

Portanto, salada de rúcula seguida de suco de laranja potencializa a absorção de ferro. Vale lembrar também que a principal fonte de ferro não está nos vegetais, apesar de sua alta concentração, mas sim nas carnes. Para algumas gestantes e crianças, cujo problema tem como base a carência de ferro, pode-se ainda recorrer a medicamentos e suplementos à base de ferro para repor a quantidade necessária do nutriente no organismo.

Se souber fazer as combinações certas, você pode multiplicar os benefícios dos alimentos que coloca no prato. A seguir, algumas parcerias de sucesso já comprovado para extrair proveito máximo de cada refeição

Laranja + feijão

Não é por acaso que a feijoada completa leva laranja. A fruta é rica em vitamina C, famosa por facilitar a absorção do ferro do feijão. A explicação é simples: esse mineral, essencial para manter o sistema imunológico em dia e transportar o oxigênio pela corrente sanguínea, necessita de um meio ácido para ser absorvido. Outro benefício: como a laranja é também antioxidante, seu consumo evita o processo natural de perda de ferro pelo organismo.

Quantidade recomendada: 1 laranja para cada 5 colheres (sopa) de feijão.

 

Fonte: Revista Claudia e Hospital Albert Einstein